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Mesmo com o calor intenso, nesse período do ano os treinos não podem parar. Contudo, alguns cuidados básicos devem ser tomados nessa época mais quente. Confira:

  1. Roupas

Escolha roupas mais leves, de cores claras e confeccionadas com materiais que permitam a fácil evaporação do suor, facilitando a troca de calor com o meio e evitando que a roupa fique extremamente úmida e em contato com o corpo por muito tempo. Hoje, já existem tecidos com fatores de proteção contra raios UVA/UVB, que são bem interessantes durante os treinos no verão.

A viseira é um acessório importante e está na moda. Entretanto, os raios UVA/UVB estão tão fortes que vale a pena optar por um boné para cobrir também o couro cabeludo. Óculos de sol também não podem faltar.

  1. Proteja-se do sol

O uso do protetor solar é indispensável para os treinos de manhã e ao longo do dia. Passe em todas as partes expostas do corpo, inclusive a cabeça (no caso de homens calvos). Se possível, consulte um dermatologista para saber qual marca e tipo mais se adapta a sua pele.

  1. Fuja do sol

Opte por treinar em horários em que a incidência do sol é menor, como antes das 8h30 e depois das 18h. No meio do dia, os raios solares castigam mais e as temperaturas mais elevadas comprometem o desempenho. Fora isso, a concentração de poluentes atmosféricos é muito maior. Se não puder correr nesses horários, invista nos treinos indoor, em ambientes mais frescos e com humidade controlada.

Se você quer aprimorar a performance, invista em corridas sazonais nos horários em que o sol está um pouco mais forte. A maioria das competições ocorre entre 7h e 8h, portanto, se estiver treinado para aguentar o calor das 9h, por exemplo, pode estar um passo a frente para baixar seu tempo.

  1. Hidrate-se

Beba muita água e muito líquido antes, durante e depois dos exercícios. Lembre-se que é importante manter a temperatura central do corpo o mais baixa possível. A hidratação durante o treino também ajuda a manter as vias aéreas superiores mais húmidas, minimizando o acúmulo de poluentes. Vale a pena lavar o rosto e os olhos frequentemente ao longo de sua rotina de corrida, também para minimizar o amontoamento de poluentes.

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Fonte: Sua Corrida