vvvv

No dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Músico.  E para celebrar a data, a revista Guia Show entrevistou o músico Guilherme Viotto.

Quando tinha 10 anos ganhou seu primeiro violão. Iniciou sua trajetória musical em 2009 aos 18 anos, quando começou a tocar na igreja e lecionar aulas de violão. Nesta entrevista, Viotto compartilha um pouco da sua experiência, além de temas como influências musicais, equipamentos, etc.

Guia Show. Atualmente você toca em uma banda cristã, conte-nos como foi o seu início e como tem sido para você essa experiência?

R: Minha trajetória começou há algum tempo atrás, quando ganhei meu primeiro violão da minha antiga vizinha. Depois, comecei a estudar sozinho com as revistas que ensinavam os acordes, até que um dia fui participar de uma reunião da igreja e uma das pautas era a “música”, decidi então me empenhar e começar a tocar. Desde então não parei, estudei violão e guitarra, comecei a tocar na igreja, e desde 2013 faço parte do ministério AD Graça como guitarrista e violonista.

Essa trajetória tem sido tem sido gratificante, e a experiência de ver o poder de reflexão que a música leva às pessoas é maravilhosa.

Guia Show.Para você o que é música de qualidade e quais os elementos essenciais para que se faça uma arte com qualidade?

R: Música de qualidade é toda aquela que é feita com o coração, independente do gênero. Os elementos essenciais para que se faça uma arte de qualidade é, acima de tudo, dedicação e inspiração.

Guia Show. Quais as suas influências musicais? O que você tem ouvido ultimamente?

R: Minhas influências musicais são Switchfoot e Oficina g3. Tenho ouvido Foo fighters, Israel houghton, entre outras bandas.

Guia Show. Fale-nos um pouco sobre os seus equipamentos, geralmente os músicos tem muita curiosidade sobre isso. Quais instrumentos e equipamentos você utiliza nas apresentações?

R: Atualmente tenho usado violão takamine g series, e uma guitarra epiphone modelo sg.

Tenho optado por usar pedaleira digital, pela praticidade de conseguir maior variedade de timbres carregando menor volume.

Guia Show. Você tem algum sonho, algum projeto futuro que gostaria de compartilhar conosco?

R:  Estou fazendo parte de um projeto da Graça Church Music chamado “Nossas Versões”, cujo objetivo principal é enviar uma mensagem de paz e esperança às pessoas através de vídeos publicados no canal do Youtube.

Guia Show. Qual a sua dica para os músicos que estão iniciando?

R:  Como em qualquer área da vida, os resultados só aparecem com dedicação. A minha dica é começar a tirar as músicas e solos que você mais se identifica, somado ao estudo teórico e prático do instrumento.

Guia Show. Para finalizar, deixe uma mensagem para os leitores da revista Guia Show e os seus contatos para quem quiser conhecer um pouco mais do seu trabalho!

R: A música independente do gênero possui uma certa influência na vida das pessoas. Que possamos apreciar mais as boas músicas que trazem consigo boas mensagens.

O projeto Minhas Versões, o qual faço parte, você pode encontrar no canal do Youtube = Graça Church Music.

Tenho um canal no Youtube chamado “Eu toco e você canta”, onde os inscritos podem solicitar suas músicas favoritas que serão postadas em forma de karaokê, apenas com a utilização de violão.