hu

No verão, uma das opções para entreter seu pet é leva-lo para atividades ao ar livre!

Porém, este período pede alguns cuidados especiais. Conheça dicas para curtir seu cão neste verão com muita segurança e bem-estar:

Sol

Não passeie em horários de sol forte (entre 10h e 16h) quando, tanto o ambiente quanto o chão, estão muito quentes. Nestes horários, é real o risco de o cão queimar as patas (coxim) ao andar no asfalto ou calçada (mesmo para curtos passeios).

O raio do sol que incide sobre o cão é tão prejudicial quanto ao raio de sol que reflete no chão e incide no cão. Pense nisto.

Garanta água fresca em abundância, tanto durante os passeios, quanto em casa.

Água

Cuidado com as primeiras vezes do cão em contato com o mar, pois ele pode se sentir desconfortável com a novidade (barulho, movimentação das ondas, espuma da água, muitas pessoas por perto, etc.).

Na piscina, garanta que ele consiga sair da água para evitar problemas caso entre sem supervisão humana. Certifique-se se há escada ou rampa de fácil e livre acesso.

O acúmulo de sal do mar ou cloro da piscina pode ser irritante à pele do seu cão. Assim, o excesso deve ser removido com água doce.

Terra

Escove diariamente o pelo do seu cão quando ele tiver contato com areia e terra. O acúmulo de areia da praia ou terra do campo na pele do cão pode ser irritante e seu excesso deve ser removido.

Doenças típicas

Atenção especial à prevenção contra pulgas e carrapatos, pois áreas ao ar livre podem receber outros cães e outras espécies (como cavalos ou animais nativos, por exemplo), aumentando-se o risco de infestação.

Carro

Em qualquer estação, mas pior ainda no verão, NÃO deixe seu cão dentro do carro com os vidros fechados e sem ventilação. Aquela rápida ‘corridinha’ até o mercado pode ser fatal. O cão produz calor, o ambiente externo produz calor, não há troca de ar que está dentro do carro e a consequência, caso a situação fique crítica dentro do carro, é fatal.

Em viagens longas, vale realizar paradas periódicas para seu amigo esticar as pernas, hidratar-se e fazer suas necessidades.

Veterinário

Antes de pegar a estrada com seu cão, leve-o para uma consulta com seu médico veterinário de confiança.

Atividades ao ar livre são importantes durante toda época do ano, mas o calor, sol e férias podem ser grandes atrativos para interagir ainda mais com seu cão fora de casa. As questões acima são facilmente contornáveis e não devem ser empecilhos para o sedentarismo ou motivos para deixar seu amigo em casa.

Aproveite, com segurança, os passeios com seu cãozinho!

No Pet Shop Cão Late você encontra tudo para seu pet. Conheça!

Fonte: PetLove