gg

Dominar os comandos básicos de obediência é fundamental para que seu cachorro conviva e desfrute de uma vida com qualidade. Cães são animais sociais e o adestramento de obediência capacita seu cachorro à vida em sociedade. Os comandos básicos de obediência facilitam a manipulação do cachorro e melhoram a comunicação e a relação entre o cachorro e seu dono, além de promover uma comunicação entre vocês, traz segurança tanto para o cachorro como para as pessoas que convivem com ele.

Uma boa dica para começar o treinamento do comando ‘fica’ é iniciar o adestramento de seu cachorro em um momento que ele esteja calmo em um ambiente familiar e livre de quaisquer distrações.

Experimente iniciar esse treinamento colocando o seu cão na posição sentado ou deitado.

Assim que ele estiver na posição desejada (sentado ou deitado), pronuncie o comando “Fica” e comece a se distanciar aos poucos.

Faça um sinal com a mão espalmada enquanto você repete o comando “Fica”.

No início distancie-se repetindo verbalmente comando “Fica” e fazendo também o sinal com a mão, aguarde alguns segundos, volte e recompense o cão.

Com o tempo distancie-se cada vez mais, aumente o tempo de espera e mude o seu posicionamento em relação ao cão.

Enquanto o cão estiver no comando “Fica” elogie-o somente quando concluir o comando (quando você for até ele, ou quando você chama-lo).

Lembre-se: alguns cães são muito ansiosos e ficam agitados quando são elogiados.

Não esqueça! Nunca treine o seu cachorro por mais de 10 ou 15 minutos, pois como eles aprendem por repetição e por isso, se cansam muito rápido, ok?

Fonte: Ricardo Tamborini – Adestrador e especialista em comportamento canino

No Pet Shop Cão Late você encontra os melhores produtos para seu pet!