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Caminhada, alongamento, musculação… Não importa a atividade física. O importante é movimentar-se!

O Personal Trainer Ubirajara Arribabene Gil, mais conhecido como BIRA, deixa dicas valiosas para vocês em uma entrevista exclusiva. Confira:

Guia Show: Bira, conte-nos um pouco sobre o seu trabalho com Personal Trainer.

R: Em 2003 me formei em Educação Física na ESEF – Escola Superior de Educação Física de Jundiaí. Sou pós graduado em Treinamento Resistido e Condicionamento Físico (musculação). Quando eu estava no primeiro ano de faculdade já vinha me aprimorando e dava aulas, trabalhando com musculação.

Sou Personal Trainer há mais de 10 anos, e este serviço é oferecido àqueles que desejam ter exclusividade, objetividade e eficiência no planejamento e na execução de seu treinamento.

É interessante ressaltar que, o atendimento pode ser realizado de forma individual, ou pequenos grupos.

Guia Show: Qual a alimentação antes e pós treino que você recomenda para quem deseja ganhar massa muscular?

R: Pessoas que desejam ganhar massa muscular, antes do treino devem ingerir uma fonte de proteínas, carboidratos e fibras. Ex: preparar um lanche de presunto, queijo, ou peito de frango. Ingerir também salada, arroz integral, macarrão integral. Sempre carboidrato com proteína. Carboidrato = pão integral e Proteína = peito de frango, queijo, entre outros.

Quanto mais proteína e carboidrato ingerir melhor, pois o corpo converte tudo isso em massa magra. É ótimo também fazer vitamina, suco reforçado, suplementação etc

Logo após o treino a receita é dar prioridade a proteína, e ingerir menos carboidrato pois você não precisará de tanta energia como antes do treino. Podemos citar como exemplo de fonte de proteína a carne e o frango.

Guia Show: Agora para quem deseja perder peso a sugestão é a mesma?

R: O que muda é ingerir menos carboidrato, tanto antes como depois do treino. Para perder também se alimenta bem, em função de manter o metabolismo acelerado, comer de três em três horas. É interessante sempre inserir na dieta proteínas; carne, peixe, frango, atum, queijo, pois assim o organismo irá usar a gordura corporal como fonte energética gerando energia para as atividades do cotidiano.

Guia Show: Quais os erros mais comuns de quem pratica musculação?

R: Não avaliar o condicionamento físico, pular aquecimento e alongamento, não solicitar ajuda de um profissional, escolher o tênis errado, descuidar da alimentação e hidratação, ignorar dores e não descansar.

Guia Show: O que é o treino funcional e quais os benefícios para o corpo?

R: Treino funcional são exercícios que desenvolvem força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade, mobilidade, utilizando poucos equipamentos e mais o corpo para fazer o exercício.

Ex: agacha, empurra, gira e corre, tudo utilizando o corpo.

A importância de treinar funcional é que você melhora a postura, trabalha o equilíbrio trazendo definição do corpo, reduzindo lesões  e dores.

Guia Show: Qual a diferença de se malhar em casa por conta própria ou procurar um bom acompanhamento de um personal?

R: É de grande importância o acompanhamento profissional, pois ele irá desenvolver o treino adequado para que o aluno possa atingir a sua meta. Com esse trabalho você consegue corrigir postura durante os exercícios, tem mais motivação e ânimo. Treinar em casa por conta própria não é a mesma coisa que estar na academia com um personal, pois lá estará a sua disposição equipamentos completos juntamente com o auxílio do profissional para a execução correta de cada exercício e aparelho.

Guia Show: A mídia nos bombardeia com técnicas, exercícios e fórmulas para perder gordura em certas regiões do corpo. Você acredita que existe um exercício para intensificar a perda de gordura localizada?

R: Sim, o cardio e o aeróbico. Ex: bike, esteira, corridas, trote, pular corda. Tudo que acelera o ritmo cardíaco, e exercícios acima de 15 repetições velocidade moderada rápida.

Guia Show: Além de personal trainer e professor quais os outros projetos que você já esteve envolvido na área de educação física?

R: Além de Personal Trainer fui professor de musculação, trabalhei e estagie na sala de musculação, montando fichas e dando atenção para todos os alunos. Já dei aula em empresas de Ginástica Laboral, que é a prática de exercícios para compensar o trabalho do funcionário e compensar a empresa também. São sessões de alongamentos, massagens entre outros.

Guia Show: Quais as suas dicas para aquelas pessoas que sempre dizem, “eu não tenho tempo para ir à academia”?

R: Você tem que treinar, se movimentar de alguma forma, pode ser fazendo caminhadas, pedalando, jogando bola… Não existe desculpa para viver feliz e saudável. Saúde em primeiro lugar!

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