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Um dos desejos de muitos brasileiros é entrar e permanecer no peso ideal. Porém, a mudança no dia a dia é essencial para quem quer emagrecer, e alguns hábitos saudáveis devem estar presentes no cotidiano, assim como os exercícios físicos.

Existem diversos exercícios que oferecem ótimos resultados, podendo introduzi-los na rotina para, em pouco tempo, perder alguns quilos. Veja abaixo, as dicas de exercícios que o Personal Bira preparou para os leitores da revista Guia Show:

Corrida: Em uma hora, é possível queimar até 500 calorias. O treino pode normalizar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim, controlar a glicemia, além de melhorar o fluxo sanguíneo, afastando o risco aterosclerose. Uma pesquisa da Universidade Estadual Appalachian, nos Estados Unidos, indica que correr também beneficia o sistema imunológico.

Outra vantagem: a corrida estimula as funções cognitivas, como raciocínio e memória, já que exige concentração. Também melhora a qualidade do sono. Segundo a Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, cai pela metade o tempo para adormecer em comparação aos sedentários.

Porém, tome cuidado: a corrida pode ocasionar lesões, especialmente se for ao ar livre. Use tênis apropriado.

Spinning: O treinamento aeróbico, de alto rendimento, é ótimo para cortar gordura. Você pode perder até 700 calorias por hora com a atividade. O treino tonifica os músculos das panturrilhas, coxas, glúteos e abdômen, além de proporcionar maior resistência corporal.

A melhora do condicionamento cardiovascular é semelhante ao da corrida, mas o spinning pode ser praticado por quem tem problemas ortopédicos ou lesões. A bicicleta causa uma sobrecarga menor para as articulações, possibilitando que pessoas com sobrepeso ou com alguma restrição ao impacto se exercitem.

Os melhores exercícios para emagrecer são aqueles que gastam mais calorias em menos tempo como corrida e natação, mas para emagrecer de forma eficiente e manter os resultados é importante combinar estes com exercícios de musculação que devem ser realizados na academia, com a supervisão de um preparador físico.

Melhores exercícios para emagrecer na academia:

Spinning: 600 calorias por hora;

Step: 500 calorias por hora;

Natação: 400 calorias por hora;

Hidroginástica: 500 calorias por hora;

Correr na esteira: até 700 calorias por hora;

Body pump: 500 calorias por hora;

Elíptico: até 400 calorias por hora.

O ideal é dividir o tempo do treino entre exercícios aeróbicos e exercícios de musculação, de preferência 5 dias por semana, para emagrecer de forma efetiva e contínua.

Qual exercício fazer para emagrecer rápido?

Para emagrecer 1 kg de gordura por semana, isto é, 4 kg de pura gordura por mês, deve-se realizar algum exercício que queime, aproximadamente, 600 calorias por dia, 5 vezes por semana, além da musculação diária.

Para alcançar a queima calórica pretendida, deve-se realizar o exercício durante 1 hora e manter a frequência cardíaca dentro do ideal, que deve ser de, aproximadamente, 80% da sua capacidade máxima. Essa capacidade, no entanto, vai depender do seu condicionamento físico, idade e da intensidade do exercício. Fazer exercícios abaixo destes valores não ajudará a emagrecer.

Mais informações: 

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